DICAS DE SEGURANÇA
Cuidados importantes na direção veicular:
-
1. Alimentação: Ao dirigir faça refeições leves, preferindo legumes, verduras e frutas. Evite frituras, gorduras, refrigerantes e condimentos, isto produz distensão abdominal, flatulência, torpor e sonolência.
-
2. Sono: Durma pelo menos 08 (oito) horas noturnas imediatamente antes do início da sua viagem. Lembre-se que o sono é fator comum para a ocorrência do acidente. Ao dirigir, sentiu sono, pare e durma.
-
3. Tempo na Direção: Recomenda-se que a cada 02 (duas) horas de direção veicular seja necessário uma pausa de 15 (quinze) a 30 (trinta) minutos, quando o motorista deve deixar o veículo e fazer uma caminhada ao redor e alongamentos. Não recomendamos que se dirija por mais de 06 (seis) horas por dia. Após 06 (seis) horas de direção veicular devemos dormir 08 (oito) horas para cada nova jornada de 06 (seis) horas.
-
4. Sobrecarga do Veículo: Conduza apenas o número máximo de pessoas permitido para o seu veículo. Cuidado com a carga, não exagere, distribua de maneira regular e mantenha fixada. O excesso de peso poderá ser causa de acidente.
-
5. Combustível: Se você está com a carga máxima do veículo, não encha totalmente o tanque de combustível. Assim você aumenta o peso, aumenta o consumo, ficando susceptível a acidente, e o combustível será um risco maior.
-
6. Animais: Cuidado com animais de estimação soltos no interior do veículo. Mantenha – os no banco traseiro, dentro de gaiolas ou com coleira e com supervisão de alguém. A movimentação do animal pode gerar problemas para o motorista.
-
7. Álcool e Drogas: Da mesma forma levam a euforia, depressão, redução dos reflexos, perda do medo e ao acidente.
-
8. Cigarro e Telefone Celular: São condições inseguras na direção veicular. O cigarro gera problemas respiratórios para os passageiros. A brasa do mesmo ao cair sobre o motorista, certamente irá ocasionar acidente. O telefone celular tira a atenção, concentração, diminui os reflexos e propicia o acidente.
-
9. Inspeção do Veículo: A inspeção do veículo é obrigatória antes e durante a viagem. A máquina, pneus, suspensão, freios, lanternas, faróis, etc., devem estar em perfeitas condições.
-
10. Ar Condicionado: Faça manutenção e higienização dos filtros e canaletas. Este é um equipamento que pode jogar no interior do veículo microorganismos que irão levar as doenças respiratórias acometendo motorista e passageiro.
-
11. Cuidado com Medicamentos: Alguns medicamentos são capazes de apresentar efeitos colaterais produzindo sono, torpor, reduzindo reflexos, etc. Isto gera acidentes.
-
12. Hidratação: Devido ao excesso de calor, mantenha-se bem hidratado e o ambiente bem ventilado.
-
13. Necessidade Fisiológica: Procure parar em locais em que o banheiro tenha boa higienização. Lembre – se quando viajar com animais domésticos que também necessitam de pausa para alimentar – se, ingerir líquidos e para as necessidades fisiológicas.
-
14. Pressa: Quem dirige não tem pressa. A pressa é fator indutor de sinistro. Se notar que isto está acontecendo com você, pare, salte, ande, faça alongamento, respire e acalme – se. É muito comum essa pressa surgir quando já estamos bem próximo do nosso destino. Breque e vá devagar.
FREADAS
Nunca freie sobre poças d’água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem.
Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente.
VIAGENS LONGAS
Descanse bastante antes de iniciar sua viagem.
Se possível, viaje acompanhado por alguém que também possa revezar com você a direção.
Não beba nem tome qualquer medicação que possa interferir nos seus sentidos.
Não dirija por muitas horas. Faça paradas regulares, mesmo que não esteja cansado.
Faça uma revisão cuidadosa nos principais itens de segurança do veículo como freios, pneus, parte elétrica e direção.
ACIDENTES
Deparando-se com um acidente, antes de tentar prestar qualquer socorro, respeite a sua própria segurança. Evite ser, também, mais uma vítima.
Se já houver outras pessoas prestando socorro no local, siga adiante e tente avisar a autoridade mais próxima (Polícia Rodoviária, Concessionário da rodovia etc.)
Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam as pessoas acidentadas. Aguarde o socorro apropriado e evite o agravamento das lesões por manipulação inadequada.
Sua principal função será evitar o pânico, confortar os feridos, pedir o socorro e sinalizar o local com triângulo, galhos ou lanternas.
ULTRAPASSAGENS
Nunca ultrapasse pela pista da direita.
Antes da ultrapassagem, certifique-se de que você tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores.
Anuncie por meio dos sinais convencionais (luzes e setas) sua intenção de fazer a ultrapassagem.
Nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua.
DIRIGINDO NA CHUVA
Redobre a atenção para as condições da estrada nessas ocasiões, é possível a ocorrência de deslizamentos e quedas de barreiras.
Reduza a velocidade a um limite seguro.
Mantenha ligado os limpadores de pára-brisa.
Não fume para evitar o embaçamento do vidro.
Evite freadas fortes.
Se o carro aquaplanar (deslizar sobre uma lâmina de água) não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquiriram contato com o piso.
ANIMAIS NA PISTA
Ao se deparar com animais de grande porte nas pistas (cavalos, bois etc) não buzine nem sinalize com os faróis. Isto assusta o animal que pode ter reações inesperadas.
Feche os vidros, passe lentamente em marcha reduzida e avise o posto policial mais próximo.
VIAJANDO COM CRIANÇAS
Crianças com menos de 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás, atadas aos cintos de segurança ou acomodadas nas cadeirinhas apropriadas.
Bebês, mesmo os recém-nascidos, não devem viajar no colo de suas mães. Em caso de colisão, o risco da criança servir como amortecedor no impacto com o painel ou o banco da frente é muito grande.
As crianças de colo até um ano de idade, devem ficar nas cadeirinhas fixadas de costas para o sentido do carro. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal.
Quando a cadeirinha não mais oferecer proteção à nuca da criança, em função de seu crescimento, é o momento de colocá-lo diretamente no próprio banco do veículo, presa pelo cinto de segurança.
Caso a posição do cinto possa causar enforcamento em criança, acomode-a em cima de uma almofada.
CINTO DE SEGURANÇA
A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é para todos os ocupantes dos veículos, independente da via que esteja sendo utilizada.
Mantenha os cintos sempre em bom estado e nunca prenda-os enrolado ou dobrado, para não reduzir sua eficiência.
Uso de cinto de segurança no banco de trás também é obrigatório.
Dicas de Segurança aos Motoristas:
Caso 1 - GEL DE SILICONE NO VIDRO DO CARRO - O bandido, sem que ninguém perceba, esguicha um material tipo silicone no pára-brisa do carro da vítima. Instintivamente, o motorista liga o limpador e a massa adesiva se espalha de tal modo, embaçando o vidro, que o motorista é obrigado a parar. Nesse momento, os assaltantes já estavam seguindo o carro aguardando você encostar para agirem. Portanto, se perceber algo estranho no seu vidro, pare num posto. Esse tipo de tática é geralmente usada em estradas, mas também pode ocorrer nas cidades.
Caso 2 - CARRO ATRAPALHANDO A SAÍDA DE OUTRO - Você e seus amigos estão num estabelecimento aberto como por exemplo um bar. De repente você é abordado por um sujeito, bem vestido, que pergunta se o carro tal da placa tal é seu. Você acaba confirmando e ele pede para você dar um pulinho lá para fora para manobrar o carro, alegando que está dificultando a saída de outro. Você, bastante solícito, vai e, ao chegar ao seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e mais pertences. Eles já estavam observando você no momento em que estacionou seu carro na rua.
Caso 3 - PANO COM GRAXA ENVOLVENDO UM LIMÃO NO ESCAPAMENTO - Você está na estrada viajando quando resolve abastecer num posto. Quando você segue a viagem, minutos depois percebe que seu carro esta estranho e resolve parar no acostamento. Em seguida aparece um carro oferecendo ajuda e acaba assaltando você. Em algum momento no posto os assaltantes colocaram um pano com graxa envolvendo um limão no escapamento do seu carro, e sem que você percebesse, seguiram seu carro até você precisar de ajuda.
Caso 4 - FUMAÇA SAINDO DO MOTOR - Acontece quando você vai a algum lugar como posto, dentista, médico ou algum outro estabelecimento, estaciona seu carro na rua, e quando você sai percebe que está saindo uma fumaça do motor do seu carro. Em seguida, você é abordado por um guincho que se oferece para ajudá-lo. O falso mecânico verifica o motor e aponta uma peça quebrada que coincidentemente possui em seu guincho. Alega que a peça custa por volta de R$1.500,00. O motorista, muitas vezes, aceita essa ajuda sem saber do golpe. No momento que a pessoa estacionou o carro, durante sua ausência, foi jogado óleo no motor e esse sim era o real problema da fumaça.
Caso 5 - AVISO DE FOGO NO VEÍCULO. Normalmente, um carro emparelha com o seu e o avisa que está saindo fogo do motor. Ao parar o veículo, os indivíduos pedem ao motorista para abrir rapidamente o capô e se adiantam a olhar o motor. Nesse momento, desligam a chave de ignição do veículo impossibilitando o seu funcionamento.
Após olharem o motor, os indivíduos informam ao motorista que, com o suposto incêndio, há a necessidade de trocar algumas peças e avisam que eles são donos de uma oficina perto dali. Com isso, o motorista questiona sobre o valor da peça e tem uma surpresa quando lhe apresentam um custo de R$ 750,00.
O motorista, muitas vezes, aceita essa ajuda sem saber do golpe. Mas, é importante ficar alerta e antes de aceitar qualquer ajuda ";estranha";, ligar para a seguradora e solicitar o auxílio do guincho. Assim, se forem realmente golpistas vai se ausentar do local.
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
1) Para sua maior segurança, habitue-se a dirigir com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação. Use o cinto de segurança e acione a trava interna de todas as portas. Desta forma você estará preparado para uma freada inesperada, provocada por um obstáculo criado para fazê-lo parar, ou por arremesso de projétil contra o veículo.
2) Nos semáforos, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos;
3) Nunca deixe as chaves no contato de seu carro, ainda que seja por alguns momentos, e acostume-se a trazer consigo suas duplicatas;
4) Se for obrigado a estacionar na via pública, procure fazê-lo em locais movimentados e bem iluminados. Não deixe expostos quaisquer objetos que esteja transportando, trancando-os no porta-malas sempre que possível. Ao descer, certifique-se de que todas as portas estão efetivamente trancadas e não deixe vidros entreabertos;
5) No ato de estacionar, bem como no momento em que retornar para apanhar o carro, esteja atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades. Jamais confie as chaves de seu carro aos chamados Tomadores de Conta - flanelinhas ou a eventuais lavadores de automóveis, ainda que os conheça de vista. Há quadrilheiros que se valem de tais pessoas para obterem duplicatas das chaves, que depois servirão para furtar seu veículo;
6) Nunca permaneça no interior de um carro estacionado na via pública. Se isso for necessário, faça-o em local que permita sua ampla visão para todos os lados e esteja alerta à aproximação de estranhos;
7) Nos estacionamentos e em estabelecimentos servidos por manobristas, ao entregar o veículo, procure identificá-los com segurança e exija comprovante em que constem as características de seu carro;
8) Ao chegar à sua casa, se perceber a presença de suspeitos nas imediações, não pare e comunique-se com a polícia. Combine com seus familiares anunciar a sua chegada com leves toques de buzina;
9) Por princípio, evite o uso ostensivo de jóias quando estiver dirigindo e, quando o fizer, mantenha-se permanentemente em alerta, com vidros fechados e portas travadas;
10) Equipe seu automóvel com dispositivos que dificultem a ação de delinquentes, tais como: trava mecânica de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, alarme, etc. Os ladrões procuram os carros mais fáceis de serem furtados;
11) Não dê caronas a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e ou horas avançadas. No caso de lhe parecer pessoa acidentada avise a Polícia imediatamente;
12) Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para artérias de grande movimento onde poderá localizar uma viatura policial e pedir ajuda;
13) Quando for vítima de um abalroamento que lhe pareça haver sido propositalmente provocado por outro veículo, principalmente em local ermo e/ou no período noturno, não pare para constatar os danos. Procure o policial mais próximo e relate o ocorrido;
14) Não traga consigo os documentos originais de seu veículo; utilize-se de cópias reprográficas autenticadas pela repartição de trânsito;
15) Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado. Se o fizer e um dos pneus se esvaziar sem motivo aparente, ingresse no primeiro local onde puder obter ajuda. Não pare na rua para trocar o pneu avariado;
16) Se o seu carro, depois de haver ficado estacionado na via pública, apresentar um inexplicável defeito que impeça o motor de funcionar, desconfie sempre de estranhos que se ofereçam para prestar providencial ajuda. Trata-se de malandros que querem ludibriá-lo. Chame o socorro de urgência de sua confiança;
17) Os toca-fitas são os acessórios mais visados pelos ladrões. Instale o seu com bandeja removível e leve-o consigo quando deixar seu carro na rua e, se não puder fazê-lo, oculte-o sob um dos bancos ou tranque-o no porta-malas;
18) Quando um veículo é furtado ou roubado sua placas são prontamente removidas e ou substituídas. Procure dotar seu carro de adereços, ocultos ou ostensivos, que permitam sua identificação mais rápida e facilmente;
19) Seu automóvel representa parcela ponderável de seu patrimônio. Acautele-se quando for vendê-lo e não se deixe embair por negógios da China. Sempre que for possível faça seguro contra furto e roubo;
20) Se você estaciona sempre nas mesmas imediações e teve a tampa do tanque de combustível roubada, troque todas as chaves do seu carro. Roubam a tampa para fazer cópias das chaves.
21) Se o pneu furar à noite, ou em locais pouco movimentados, não pare. Permaneça dirigindo até um posto policial ou local movimentado.
22) Ao descer de seu veículo ou entrar nele, observe se não está sendo observado. As vítimas costumam ser atacadas no momento em que colocam o cinto ou desviam a atenção da rua para ligar o carro.
EM CASO DE ASSALTO
1) Os ladrões se valem de nossos momentos de descuido. Em caso de assalto não reaja, não tente fugir e não grite. Sua vida não tem preço.
2) Procure controlar seu nervosismo. Fale devagar, mas obedeça rapidamente ao que está sendo solicitado.
3) Não faça movimentos bruscos, mantenha as duas mãos no volante. Se você precisar tirar as mãos do volante comunique que vai fazer isto e por quê.
4) O fator “surpresa” está sempre a favor do bandido, que quase nunca está sozinho e não tem nada a perder. Esteja sempre atento! Transforme estas informações em rotina: carro trancado, vidros levantados, atenção constante, saber parar no sinal, saber estacionar e saber preservar a vida não reagindo em caso de assalto.
SEGURANÇA PESSOAL NAS RUAS
1) Não ande sozinho. Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinqüentes, passeando desacompanhado por locais ermos e ou em horas avançadas. Em uma festa ou reunião espere pela companhia de um amigo para sairem juntos. Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se;
2) Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos e ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança. Caminhe junto à guia da calçada e atravesse a rua a qualquer sinal de perigo. Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda;
3) Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e discreto, evitando grandes aglomerações, onde agem os punguistas e descuidistas, assim como em lugares sem movimento onde poderão roubá-lo. As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho. Siga diretamente para seu destino quando portar valores, não parando em bares ou casas de diversão;
4) Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais;
5) Quando estiver em um coletivo e este for invadido por ladrões, mantenha-se calmo. Não encare diretamente os assaltantes e nem tente dialogar com eles. Se houver oportunidade de se desfazer de alguns de seus valores, faça-o de maneira a mais dissimulada possível, guardando consigo uma pequena soma de dinheiro. Não reaja, sua vida não tem preço;
6) Não use locais isolados para colóquios amorosos. Os namorados em lugares solitários são presa fácil dos ladrões;
7) Desconfie sempre de estranhos de conversa envolvente que tentem aproximação. Não aceite convites de desconhecidos casuais que venha a encontrar na rua, em bares ou casas de diversão noturnas;
8) Igualmente não se deixe levar pela conversa de estranhos que venham a abordá-lo para propor "negócio da China". São vigaristas, chame o policial mais próximo;
9) Não ande armado. Quam carrega arma de fogo, muitas vezes sem saber usá-la eficazmente, pode ser induzido à prática de atos temerários ante a ação de criminosos.
10) Procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas. Não grite e nem discuta com eles - seu nervosismo poderá aumentar a tensão sob a qual agem e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor.
CONSELHOS PARA EVITAR ASSALTOS À RESIDÊNCIAS
1) Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinquentes valem-se de nossos descuidos;
2) Procure porteger as janelas e basculantes com grandes sólidas, preferentemente instaladas no lado interno. Faça o mesmo em relação a todas aquelas que possam ser alcançadas através das próprias obras de arte do imóvel, ou com uso de instrumento de escalada;
3) Proteja a porta da cozinha. Isole aquela dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando se ausentar. Os arrombamentos são mais freqüentes através dos acessos dos fundos da casa;
4) Pela manhã, ao acordar, seus serviçais devem ficar atentos à presença de estranhos no quintal e que possam subjugá-los para ganhar o interior da casa. Assim sendo, procure isolar seu dormitório e de seus familiares do restante do imóvel. Não confie à empregada todas as chaves da casa mas somente aquelas necessárias para seu ingresso nas dependências da cozinha e anexos;
5) Procure manter isolado o acesso do sótão da casa, localizando-o de preferência no banheiro ou em outra dependência que possa ficar trancada por fora no período noturno ou durante sua ausência;
6) Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários das 07 às 09 horas ou das 18 às 20 horas;
7) Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, etc., devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone. Sempre que possível alerte os outros familiares, ou o vizinho mais próximo , quando franquear a entrada de um deles em seu lar;
8) Não guarde valores de monta em sua casa. Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Sempre que possível instale mais de um, instalando um deles fora de seus aposentos particulares;
9) Use cães adestrados no lado externo da casa. Cachorros de estimação e/ou de pequeno porte devem ficar dentro de casa, principalmente na área dos fundos, onde poderão dar alarme no caso de tentativa de arrombamento;
10) Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Se residirem fora do emprego, faça uma verificação de endereço antes de empregá-los. Em caso de dúvida, consulte a Polícia Civil;
11) Não confie armas de fogo a vigias inexperientes e que não tenham comprovado estarem aptos a seu manejo correto e eficiente. Os guardas desavisados e simplórios são presa fácil dos delinquentes que, no primeiro ato, se apossam de suas armas;
12) Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Conheça a localização da Delegacia de Polícia de seu bairro. Instrua seus familiares e serviçais de como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações;
13) Quando estiver só em sua casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores, malas diretas, etc.), não abra sua porta e peça para que volte em outro horário. Se decidir atender, avise pelo telefone um vizinho e peça que ele fique observando o que irá suceder. Havendo outras pessoas na casa, uma delas devidamente resguardada, deve permanecer alerta vigiando o atendimento;
14) Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel. Evite obras de arte, decorações de jardim , etc., que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das áreas de acesso;
15) Se por ventura instalar alarmes sonoros e/ou luminosos, deverá testá-los periodicamente para sua melhor segurança e tembém para que seus vizinhos, devidamente avisados, reconheçam-nos com facilidade e possam ajudar em caso de perigo;
16) Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que, de sua vez, deve ser cravada em armação de concreto armado que circunde o orifício feito para sua instalação;
17) Use todos os expedientes para dificultar a ação de delinquentes, desde a simples colocação de trincos e travas de segurança nas portas e janelas, até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. Improvise suas defesas conforme a necessidade, a saber:
a - Colocação de obstáculos internos que impeçam a abertura de portas, quando se ausentar;
b - Distribua aparatos que façam barulho quando as portas e janelas forem forçadas;
c - Em janelas e portas que deslizam sobre trilhos, coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento;
d - Para manter vidraças fechadas faça um furo no ponto em que as partes se superpõem e introduza um prego ou parafuso resistente;
e - Trave os basculantes, ("vitraux") mantendo a manopla presa à haste de acionamento por um cadeado ou mesmo com um arame grosso, apertado com alicate;
18) Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo;
19) Se, nada obstante, você vier a se defrontar com delinquentes, antes de tudo procure manter-se calmo. Não tente dialogar ou discutir com eles. Não os encare diretamente mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes, etc...Sobretudo não reaja, sua vida não tem preço.
A - DICAS DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIO
A vida e a tranqüilidade de seus familiares, vizinhos e amigos dependem desses cuidados com a segurança que, somente nos mesmos poderemos adotar e praticar. Devemos lembrar que muitas vezes um delito ocorre, quando a prevenção falha. Cabe, portanto, a cada um de nós a nossa parcela de contribuição responsável e ativa dentro do sistema de Segurança Pública, colaborando com determinação e empenho com as autoridades e os órgão competentes.
B - AOS FUNCIONÁRIOS
-
O portão só pode ser aberto depois da identificação do visitante através do portão eletrônico ou intercomunicador e após autorização da sua entrada pelo morador.
-
Não é permitida a entrega de flores, pizzas, presentes e outros objetos no apartamento. Alguém deverá ser chamado na portaria para recebê-los.
-
Observar quando um morador estiver entrando ou saindo do edifício. É bom checar a presença de pessoas suspeitas nas imediações.
-
A identificação dos veículos é fundamental na entrada, sempre anotando a plalca em agenda própria. Adesivos colados na parte superior direita do para-brisa são práticos e facilitam o trabalho.
-
Na hora de recolher o lixo e limpeza das áreas externas, todas as entradas do edifício deveme estar fechadas.
-
Os porteiros estão proibidos de abandonar seu posto para atender estranho, seja no portão ou nas garagens.
-
Identificação. Palavra chave para permitir o ingresso de funcionários de prestadoras de serviços, como Companhia de água, telefone, luz e gás. E antes disso, o morador deverá ser consultado e após estes procedimentos, um empregado do condomínio acompanhará o referido funcionário até o apartamento destinado.
-
O mesmo procedimento deve ser utilizado com a chamada mão de obra especializada (encanadores, técnicos de TV e outros). Por uma questão de segurança, deve-se anotar o nome e número do RG do próprio visitante.
-
O hábito não faz o monge. O pessoal da portaria não deve se impressionar com a aparência de visitantes. Sempre consultar o morador, não esquecendo de anotar o nome e número de RG.
-
Portaria ou feira livre? Evitar aglomerações, bate-papos inúteis e conversa fiada. Atenção e discrição são essenciais.
-
Evite falar sobre os hábitos dos moradores, tais como: situação financeira, viagens, horários de deslocamentos, colégio onde estudam os filhos, etc.
SÍNDICOS
-
Os síndicos devem estar sempre atentos, fiscalizando tudo, desde os trabalhos no edifício até a rotina de funcionários e zeladores.
-
Para contratar algum funionário, o síndico deve manter um cuidado especial, analisando seus antecedentes e suas referências.
-
Uma ficha de cadastro dos moradores do condomínio é essencial. Nesta ficha de uso exclusivo do condomínio deverá constar todos os detalhes do morador em pauta, desde placa de carro até nme de parentes e amigos para consulta em caso emergencial.
-
Para a contratação de funcionários, a escolha deve recair naqueles que tenham cursos de formação e treinamento ou mesmo que possuam referências positivas de outros condomínios.
-
Portas de entrada, portões de garagem, equipamentos de segurança, em caso de avaria devem ser consertados imediatamente. Por isso, o síndico precisa ter em mãos endereços e telefones das firmas reparadoras para perfeito funcionamento destas peças fundamentais.
-
As entradas do edifício sejam elas sociais, de serviço ou garagem, devem ser bem iluminadas, evitando objetos de arte ou decoração que possam impedir uma visão satisfatória dos locais.
-
Reciclar e preciso. Neste período onde a globalizalçao impera, o aperfeiçoamento e treinamento dos fucnionários devem ser constantes. A realização de cursos especializados e reuniões freqüentes com moradores, as discussões contínuas das dicas de segurança levam ao objetivo maximo que é o bom funcionamento do condomínio.
MORADORES (CONDÔMINOS)
-
O morador deve ter em mente que a sua compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança eficaz no condomínio.
-
Sempre que solicitado, verifique se o assunto lhe diz respeito e só então desça à portaria. Não se exponha desnecessariamente.
-
Os funcionários não devem ser criticados caso façam parentes e amigos permanecerem do lado de fora do edifício enquanto se procede a identificação. Isso significa segurança para tofos os moradores.
-
Os moradores devem sempre deixar ou enviar para a portaria, cheques ou dinheiros para recever encomendas pedias (fitas de vídeo, pizzas, lanches, remédios, etc).
-
Quando estiver chegando ou saindo da garagem do seu edifício, fique de olho para ver se existem pessoas de ar suspeito. Isso acontecendo, dê voltas com seu carro até sentir-se seguro.
-
Objetos que eventualmente chegarem de surpresa para qualquer morador, como flores e presentes, devem ficar na portaria e retirados pelo morador destinatário ou levado até o apartamento por um funcionário.
-
Você morador, também deve ser discreto. Evite comentários sobre ganho ou bens em frente a funcionários do condomínio e quando possível, alertar os funcionários para que não comentem seus hábitos.
-
Os moradores, ao contratar empregados, babás e motoristas, devem exisgir documentação e antecedentes . E como candidatos, estes postulantes devem ser recebidos na portaria e não nos apartamentos.
-
Evite deixar chaves do apartamento com empregados ou na portaria. Quando necessário, deixe com um vizinho.
-
Quem mora no térreo, primeiro e segundo andar deve redobrar a segurança, protegendo as áreas de acesso.
SUGESTÕES AOS CONDÔMINOS
-
É preciso, sempre que as condições financeiras permitirem, cooperar para instalação de equipamentos indispensáveis à segurança: interfone, intercomunicador (porteiro eletrônicos) e alarmes. E sempre colocar um olho mágico de 180 graus nas portas dos apartamentos.
-
Uma recomendação importante é colocar a guarita recuada do portão com grades altas ao redor do edifício e sempre controlar o portão da garagem. Vidros à prova de bala e espelhados (visão de dentro para fora apenas) são recomendados.
-
Alarme ligado, portas e vidros fechados. Os carros no estacionamento do prédio devem sempre ficar assim. E não esquecer pacotes e objetos à vista.
-
Uma senha pode ser estabelecida entre moradores e empregados, visando casos de perigo. E estas senhas devem ser substituídas periodicamente e ficar como segredo entre os próprios moradores.
-
Caso você tenha a infelicidade de ser surpreendido por um assaltante, acima de tudo, mantenha a calma, nunca entre em confronto com eles. Preste bastente atençaão nos detalhes, cor, altura, tatuagens, maneira de falar, olhos, roupas, cicatrizes e qualquer outra minúcia. Isso pode ser útil para uma denúncia.