COMO FAZER SUA CNH PASSO A PASSO
-
Muitas pessoas, assim que fazem 18 anos, já estão loucas para tirar carta e conquistar a liberdade de explorar coisas novas na estrada. Alguns esperam um pouco mais, mas, seja como for, é melhor buscar os caminhos legais para ser o mais novo motorista do pedaço. A simples ideia de tirar a habilitação pode ser um pouco assustadora, mas, com algumas dicas simples, é possível ir bem!
PARTE 1: PREPARANDO-SE PARA A PROVA TEÓRICA
01 - Preparando o processo
-
Procure o Centro de Formação de Condutores (CFC) mais próximo.
-
Antes de fazer a matrícula em um local, verifique a sua disponibilidade para fazer o curso teórico. Escolha o melhor horário para você (manhã, tarde, noite ou final de semana).
-
Montará o processo na auto escola que encaminhara ao Detran, fazendo a foto e biometria digital e facial, e pagará as taxas do Detran
-
Passará pelo exame de psicologia ( Psicotécnico) depois será encaminhado para fazer o exames médico, onde será verificado pressão arterial, visão e se o candidato é portador de alguma imobilidade, se for será encaminhado para a junta médica para avaliação.
-
Sendo aprovado em todos e ir na auto escola agendar suas aulas teórica
02 – Fazendo o curso teórico
-
Nas 45 horas de aula, você aprenderá mais sobre as leis de trânsito (Legislação de trânsito), direção defensiva, primeiros-socorros, mecânica, cidadania e meio ambiente.
-
O CFC fornecerá a apostila de formação de condutores com todas essas matérias, caso você tenha adquirido kit terá que estudar no manual e fazer o simulado. Leia tudo muito bem em casa e preste atenção nas perguntas do teste, que podem ser parecidas com às da prova, as questões são as mesmas que está no banco de prova do Detran. poderá fazer o simulado que vem juntos no kit, sobre ao aplicativo procure seu instrutor.
-
Em suas aula Tire as dúvidas com o instrutor, não vá para a prova com dúvida, os instrutores estão preparado para te orientar de acordo com a sua prova ou do Código de Trânsito Brasileiro
-
Procure não entrar na sala atrasado, do contrário terá que pagar por suas faltas, e não participará das aulas, e terá que repor a falta cometida
-
Se houver queda de energia, ou do sistema da auto escola ou do Detran, será marcado outro dia para repor esta falta sem ônus para o aluno.
-
Se for da parte do aluno terá que repor a falta como ônus para o mesmo
03 - Realização da prova teórica
-
Ao terminar todas as aulas terá o certificado de conclusão que será incluído no seu processo, depois será marcado pelo Detran a prova teórica, que podem ser agendadas pelo CFC.
-
Todos os débitos que tiver, tem que estar em dias como combinado com o CFC, se tiver algo pendente não será marcado
-
Será feito a prova no computador, por hora marcada, em um lugar direcionado pelo Detran.
-
Não esqueça de levar os documentos pessoais, chegar 30 minutos antes do horário.
-
Leia as perguntas e as respostas compassadamente a resposta condiz com a pergunta, aquela que não souber a resposta passe para a próxima pergunta.
-
Mantenha a calma para responder não deixe a ansiedade te Atrapalhar
-
Você terá uma hora para concluir a prova e 2 minutos para responder cada questão
-
Terá que acertar 70% da prova ou seja de 21 a 30 questões para ser aprovado, se tira de 20 para baixo e reprovação.
-
A matéria que você estiver respondendo estará citado no canto superior da tela
-
Ao termina a prova sairá o resultado na hora se foi ou não aprovado
-
Ao ser aprovado, passe para a próxima etapa.
PARTE 2: PREPARANDO-SE PARA A PROVA PRATICA
01- Preparando para aula pratica
-
Após 3 dias aproximadamente vá até o seu CFC para agendar as aulas práticas
-
Suas aulas serão marcada de acordo com a disponibilidade de horário
-
Sendo que somente serão marcado 2 aulas em seguida, poderá fazer até 3 aulas por dia
-
Ao todo, é necessário fazer 20 aulas dentro do carro, não terá mais aulas noturnas.
-
Sempre que estiver dirigindo, o aluno deve estar acompanhado pelo instrutor da autoescola. Marque os horários mais convenientes para as suas aulas na autoescola e não chegue atrasado para a biometria. Em casos de atraso, você perde o direito à aula e tem que pagar a reposição. Procure conhecer as regras, para o processo não ficar mais caro pra você
-
O aluno tem que estar com a identidade e o LADV que é a licença de aprendizagem fornecida pela Detran, e o instrutor a CNH.
-
O aluno é o instrutor ambos tem que estar portando os seus documentos oficial e original, do contrário não será permitido fazer a aula e terá que pagar pela falta,
-
E se a fiscalização pegar ambos fazendo aulas. E estiver faltando um destes documentos, a aula será interrompida, e seu processo será suspenso por 6 meses, além da punição administrativa ao instrutor.
-
Pratique a direção seguindo as orientações do seu instrutor. No início, ele deve guiá-lo a locais de menor movimento para você começar a pegar o jeito, entender os pedais, aprender a olhar os espelhos e outras coisas básicas para colocar o veículo em movimento e parar sem deixar o carro morrer.
-
Não fique ansioso achando que vai sair dirigindo muito bem. Não tem problema nenhum deixar o carro morrer várias vezes até aprender o ponto da embreagem. Você cometerá muitos erros, o que é perfeitamente normal. A prática leva à perfeição.
-
Você deve praticar bastante as manobras básicas, como sair com o carro, parar o carro, fazer conversões, rampa, conhecer os comandos do veículo, e os procedimentos para fazer a prova, e várias aulas para aprender a fazer baliza.
-
Uma das principais coisas que o examinador leva em conta é o seu domínio sobre o veículo. Ele deve observar se você se sente intimidado, faz paradas e acelerações bruscas ou se demonstra falta de confiança ao dirigir, o que conta pontos negativos.
-
Existem vários tipos de falta que descontam pontos diferentes: faltas leves descontam um ponto, faltas médias dois pontos, faltas graves três. A partir de três pontos, você é reprovado. Também há faltas eliminatórias, como desobedecer à sinalização do semáforo e às paradas obrigatórias, ir pela contramão, avançar sobre o meio-fio etc.
-
E uma das prova que se você tirar zero, você obteve a nota máxima. Quanto mais pontos fizer mais perto fica da reprovação.
-
Conheça a sinalização. Aprenda mais sobre as placas, os gestos, preferências etc. Se você ler bem o manual de formação de condutores, não terá problema. Basta conhecer as regras e sempre obedecer ao pedido do instrutor.
-
Marque aulas extra, se for possível. Além das 20 aulas obrigatórias cumpridas na autoescola, você também pode marcar aulas a mais se sentir que ainda precisa de um pouco mais de prática até o exame de direção. Veja na autoescola qual é o preço de cada aula e tente marcar uma para a véspera da prova.
Parte 2: Passando na prova prática
-
Não se esqueça dos passos iniciais ao entrar no carro. A prova prática é realizada no mesmo carro que dirigiu na autoescola. Um carro diferente tem aceleração diferente e outro ponto da embreagem, o que pode prejudicar o aluno.
-
Ajuste o banco para o seu tamanho.
-
Veja se os seus pés alcançam bem os pedais para que você não tenha que esticar o corpo nem ficar com pouco espaço no assento.
-
Depois disso, ajuste todos os espelhos. Ajuste o retrovisor interno primeiro de modo a visualizar todo o ambiente atrás do carro. Os externos devem manter a linha do horizonte no centro, mostrando o mínimo possível do carro para reduzir os pontos cegos.
-
Coloque o cinto de segurança. Não se esqueça dele para não ser reprovado.
-
Chegue com antecedência ao local de prova. Chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência em relação ao horário marcado para o exame. Leve tudo o que for necessário, principalmente um documento de identidade com foto, e assine o que for preciso. Lembre-se de que não é permitido usar saias, vestidos, shorts ou bermudas acima do joelho, regatas, roupas com decote, bonés e óculos escuros e chinelos, tamanco, sapato de salto alto, que poderá atrapalhar você fazer as manobras.
-
Entre no carro com o examinador. Relaxe e seja amigável. Ninguém perde pontos por ser grosso, mas pense que o examinador pode ser mais crítico em determinado ponto por causa do seu tratamento. Sendo assim, é mais fácil ser uma pessoa legal ou um arrogantes? Como você gostaria de ser tratado?
-
Tire todas as dúvidas se tiver com o instrutor antes do início da prova e esclareça algo se ficar confuso durante o trajeto.
-
Não desacatar o examinador, mesmo se por acaso ele estiver equivocado, trate com respeito e educação, e se você achar que você está certo procure seu instrutor que ele saberá o que fazer.
-
Sempre ande a uma velocidade segura. Essa recomendação nem tem a ver com o limite de velocidade (que obviamente não pode ser ultrapassado) e sim com as condições do dia. Talvez esteja chovendo, por exemplo.
-
Fique atento durante todo o percurso. Olhe para os espelhos sempre que der. Mesmo que a atenção seja exagerada, essa é uma forma de não se esquecer do que deve ser feito.
-
Movimente a cabeça, olhe para os outros carros, pedestres, crianças, velhinhas etc. Sempre que estiver atravessando de a preferência mesmo que eles esteja errados, e espere concluir a travessia para depois sair.
-
Mantenha os olhos na rua, não no carinha ou na menina bonita passando na calçada. O examinador estará de olho para ver no que você presta atenção: na via ou na beleza dos transeuntes. Se você quiser passar na prova, a resposta deve ser "na via".
-
Ao trocar de pista ou fazer uma conversão, olhe para trás pelos espelhos e, se for necessário, vire a cabeça também.
-
Obedeça aos sinais. Quando houver um PARE, freie o carro e pare ali. Olhe para todos os lados antes de seguir em frente. Se houver outras pessoas, dê passagem da maneira certa e siga em frente quando for a sua vez.
-
Não se esqueça de sinalizar todas as conversões, trocas de pista e de direção com a seta.
-
Faça a baliza com confiança. Você terá praticado bastante com o instrutor da autoescola, então não se preocupe. Cuidado para não encostar no meio fio e para não derrubar ou encostar em nenhuma baliza. Vá devagar, olhe em todos os espelhos e procure os pontos certos.
-
Atualmente, a baliza é realizada antes do percurso e, se você não conseguir, não pode continuar a prova, pois está reprovado. O tempo máximo para a realização é de cinco minutos.
-
Você tem três tentativas para arrumar o carro.
-
Na hora de fazer a Rampa, faça com calma e controle os pedais como o instrutor te ensinou, a parada em primeira marcha, não deixar o veículo voltar, não para na entradas de garagem.
-
Depois finalização da prova, veja se não esqueceu alguma coisa ligado.
-
Agradeça ao examinador. Quando terminar o percurso, ouça o veredito do examinador. Ele pode dizer quais foram os seus erros e os pontos perdidos.
-
Em seguida, ele dirá se você foi aprovado ou reprovado. Qualquer que seja o resultado, agradeça a ele com educação. Se você passou, ficará satisfeito e é bom demonstrar educação. Se não passou, terá que tentar de novo e pode cruzar com a mesma pessoa na próxima vez, ou seja, cuidado com o que diz. Em casos de reprovação, é preciso pagar uma nova taxa para remarcação de outro exame.
-
Parabéns, você passou! Se você ler o tutorial, estudar o manual e mantiver a calma em todas as aulas práticas, com certeza será capaz de passar no exame também. A partir daí, é só dirigir com cuidado!
-
Para as motocicletas, seguir as mesma regras que o instrutor te orientou, colocar capacete, abotoar a jugular, baixar a viseira, não fazer gracinha com a moto, como andar na pista correndo, tombando a moto nas conversões, aceleração forte etc
-
Você vai mudar de marcha e voltar a marcha, fazer o oito, a Rampa, prancha e cones e Estacionar de maneira corretas, não esquecendo as setas.
-
Agradeça ao examinador. Quando terminar o percurso, ouça o veredito do examinador. Ele pode dizer quais foram os seus erros e os pontos perdidos.
-
Em seguida, ele dirá se você foi aprovado ou reprovado. Qualquer que seja o resultado, agradeça a ele com educação. Se você passou, ficará satisfeito e é bom demonstrar educação. Se não
-
passou, terá que tentar de novo e pode cruzar com a mesma pessoa na próxima vez, ou seja, cuidado com o que diz. Em casos de reprovação, é preciso pagar uma nova taxa para remarcação de outro exame.
-
Parabéns, você passou! Se você ler o tutorial, estudar o manual e mantiver a calma em todas as aulas práticas, com certeza será capaz de passar no exame também. A partir daí, é só dirigir com cuidado!
Parte 3: Dicas
-
Não conte para ninguém sobre a prova. Assim, você não tem a pressão de precisar admitir para todos que reprovou se for o caso.
-
Sempre que for parar o veículo, acione primeiro o freio só depois caso precise acione a embreagem.
-
Cumprimente o examinador e seja simpático. Dê um aperto de mão no início e responda se ele tentar puxar assunto. Porém, não fale muito, pois a conversa pode distraí-lo da direção.
-
Durma bem na noite anterior e tome café da manhã. Você se sentirá melhor do que se varar a noite acordado e fizer a prova com fome.
-
Pague aulas a mais para se sentir confortável e ganhar mais experiência.
-
Quando fizer uma conversão, sempre olhe para os dois lados para evitar uma colisão com carros que estejam vindo.
-
Se possível, faça o mesmo percurso quando estiver numa aula da autoescola.
-
Vá ao banheiro antes de entrar no carro.
-
Conheça todas as faltas eliminatórias para não cometer nenhuma.
-
Lembre-se de todos os passos para fazer a rampa perfeita.
-
Cuidado com as balizas.
Parte 4: Avisos
-
Não tente olhar o que o examinador está escrevendo na folha; concentre-se apenas na direção. Se você cometer um erro, não se preocupe. Se ficar com isso na cabeça, só vai cometer mais deslizes.
-
O examinador é uma pessoa como você. Ele não quer impedir que ninguém passe na prova, mas precisa garantir que aprovará um bom motorista. Seja confiante (não arrogante), obedeça às regras e passe com facilidade no exame
-
Não xingue, não faça gestos ofensivos nem dê sinais de nervosismo ao volante, pois esse comportamento é muito negativo e pode pegar mal para o seu lado.
-
Preste atenção no freio de mão, que não pode estar acionado durante o percurso.
-
A prova de Detran e as aulas da autoescola cobrem o básico envolvido no ato de dirigir, mas saiba que o fato de passar no exame e conquistar a permissão para dirigir não significa que você sabe tudo sobre condução. Há muito mais a aprender na prática, no decorrer do tempo.
03 – PARTE: SOLICITAR A CNH DEFINITIVA
-
Se foi aprovado em todas as etapas receberá a sua CNH provisória pela sua auto escola num período de aproximadamente 45 dias
-
E para solicitar a sua CNH definitiva, e feito por você quando completar um ano de provisória, você solicita pelo site do Detran, imprimindo o boleto e pagando a taxa, está incumbência não é da auto escola e sim do interessado.
-
Aviso
-
Você somente terá direito na CNH definitiva se você não tiver em seu prontuário pontuação, se tiver uma infração de 7 pontos ou uma de 5 pontos ou 2 de 4 pontos você não receberá a sua CNH definitiva.
-
Seu processo será cancelado e terá que abrir outro processo, e iniciar tudo novamente, iniciando da estaca zero.
DIREÇÃO BÁSICA
Parte 1: Como Dirigir um Carro Manual
-
Se está começando a dirigir agora ou só dirigiu carros com transmissão automática, a ideia de dirigir com transmissão manual pode parecer assustadora. Por sorte, aprender os conceitos básicos da troca de marcha é relativamente simples para qualquer um. É preciso familiarizar-se com a embreagem, com o câmbio e praticar bastante nas mais diversas situações. O único modo de realmente aprender a dirigir um carro manual é colocar a mão na massa!
Parte 2: Ligando o carro
-
Comece com o carro desligado em um terreno nivelado. Se é a sua primeira vez com uma transmissão manual, é bom começar com calma e de modo metódico. Coloque o cinto de segurança e abaixe os vidros para conseguir ouvir melhor o som do motor e trocar as marchas corretamente.
-
O pedal da esquerda é a embreagem, o do meio é o freio e o acelerador é o da direita. Tal disposição é igual tanto em países onde se dirige no lado esquerdo do carro quanto em países onde se dirige no lado direito do carro.
-
Aprenda o que a embreagem faz. Antes de começar a pisar fundo no pedal, pare um pouco para aprender o funcionamento básico dele.
-
A embreagem desengata o motor das rodas. Quando um ou os dois estão girando, a embreagem permite que você troque de marcha sem moer os dentes de cada engrenagem.
-
Antes de trocar de marcha (para cima ou para baixo), é preciso pressionar a embreagem.
DICA DE ESPECIALISTA
Parte 01: Ao dirigir um carro com câmbio manual,
-
o erro mais comum é fazer o carro morrer ao tirar o pé da embreagem rápido demais.
-
Ajuste a posição do assento para poder acessar o pedal da embreagem sem impedimentos. Vá para trás ou para frente para conseguir pisar no pedal da embreagem até o final.
-
Pise na embreagem e segure-a. Essa é uma boa hora para notar como o pedal da embreagem é diferente do freio e do acelerador. Aproveite a oportunidade para se acostumar a liberar lentamente a embreagem.
-
Se só dirigiu carros automáticos, usar o pé esquerdo para pisar em um pedal pode ser estranho. Com um pouco de prática, você se acostumará.
-
Coloque o carro em ponto morto. Leve o câmbio para a posição central livre; ele deve parecer meio solto. O veículo está em ponto morto quando:
-
O câmbio está na posição neutra;
-
O pedal da embreagem está empurrado até o final.
-
Nota: não tente operar o câmbio sem pisar no pedal da embreagem.
-
Ligue o carro com a chave, mantendo o pedal da embreagem para baixo. Verifique se o câmbio ainda está em ponto morto. Puxe o freio de mão antes de começar, por precaução, principalmente se você for novato.
-
Alguns carros também começam no ponto neutro sem que seja preciso pisar na embreagem.
-
Tire o pé da embreagem com o carro ainda em ponto neutro. Se o veículo estiver em terreno nivelado, ele deve continuar parado; se estiver em uma inclinação, o carro começará a descer. Quando estiver pronto para começar a dirigir, solte o freio de mão.
Parte 2: Engatando a primeira marcha
-
Pise na embreagem e mova o câmbio para a primeira marcha. Ela normalmente fica no canto superior esquerdo; deve haver alguma indicação visual da ordem das marchas no câmbio.
-
A ordem das marchas varia dependendo do carro, portanto, observe-a antes de dar a partida. Pratique mudar de marcha com o carro desligado (e a embreagem ativada).
-
Solte a embreagem lentamente. Continue até ouvir a aceleração do motor começar a cair e pare. Pise no pedal de novo e repita várias vezes até consiga reconhecer o som do motor instantaneamente. Esse é o ponto de fricção da embreagem.
-
Quando estiver dirigindo e for trocar de marcha, o ponto de fricção é o ponto no qual você deve pisar no acelerador para dar força ao motor.
-
Solte a embreagem enquanto pisa no acelerador. Para andar com o carro, levante o pé esquerdo da embreagem até que as rotações por minuto do motor caiam um pouco. Ao mesmo tempo, vá pisando aos poucos no acelerador com o pé direito. Equilibre a pressão leve no acelerador com a liberação lenta da embreagem. Pratique isso por um tempo até encontrar a combinação ideal.
-
Outra opção é liberar a embreagem até o ponto em que o motor fica mais silencioso e aplicar pressão no acelerador. Nesse ponto, o carro começará a andar; deixe o motor rotacionar o suficiente para que o carro não morra quando você soltar a embreagem. O processo pode ser um pouco complicado no começo para quem não está acostumado aos três pedais no modo manual.
-
Termine de soltar a embreagem (lentamente) assim que o carro começar a seguir em frente.
-
Fique tranquilo caso o carro morra no começo. O veículo vai morrer caso você libere a embreagem rápido demais. Se parecer que isso vai acontecer, pise na embreagem um pouco mais. Caso ele morra, pise na embreagem até o fim, freie o carro, coloque o câmbio em ponto morto e ligue o carro novamente. Não entre em pânico.
-
Acelerar o carro com o pé na embreagem vai desgastar as partes da embreagem de modo prematuro, liberando fumaça ou fazendo com que a embreagem deixe de funcionar. Evite apoiar o pé na embreagem quando ela não estiver em uso.
Parte 3: Trocando a marcha em movimento e parando o carro
-
Aprenda a reconhecer quando é hora de aumentar a marcha. Quando o ponteiro de RPM fica entre 2500 e 3000 enquanto o carro está em movimento, é hora de subir de marcha — por exemplo, passar da primeira para a segunda. O valor exato depende muito do
-
carro, entretanto. O motor começará a fazer um barulho específico na hora da troca de marcha; aprenda a reconhecê-lo.
-
Pise na embreagem até o fim e leve o câmbio para baixo, na segunda marcha. A posição da marcha em si depende do modelo do carro.
-
Alguns carros têm um indicador que mostra quando é preciso trocar de marcha.
-
Pise um pouco no acelerador e libere a embreagem aos poucos. Trocar de marcha em movimento é parecido com engatar a primeira marcha com o carro parado. Basta ouvir, observar e sentir o motor para se acostumar com o timing dos pedais. Continue praticando até pegar as manhas.
-
Depois de engatar a marcha e pisar no acelerador, retire o pé da embreagem completamente. Apoiar o pé no pedal da embreagem é um hábito nocivo que pressiona e desgasta o mecanismo.
-
"Desça" a marcha ao diminuir a velocidade do carro. Se está desacelerando o carro em uma marcha alta, o motor vai enfraquecer e morrer. Em tais situações, é preciso reduzir a marcha em movimento, seguindo o mesmo processo anterior: pise na embreagem, solte o acelerador, troque de marcha (digamos, da terceira para a segunda), solte a embreagem e pise no acelerador.
-
Pare o carro. Para estacionar o veículo de modo controlado, vá descendo as marchas até chegar na primeira. Quando for hora de parar, leve o pé direito do acelerador ao freio. Conforme alcança os 15 km/h, o carro começará a vibrar e tremer. Pressione a embreagem até o fim e leve o câmbio para o ponto morto. Use o freio para parar o carro completamente.
-
Para parar o veículo em qualquer marcha, basta pressionar a embreagem e o freio ao mesmo tempo enquanto leva o câmbio para o ponto morto. Só faça isso quando precisar parar repentinamente, entretanto, pois você perderá um pouco o controle do veículo, o que é perigoso.
Parte 4: Praticando e resolvendo problemas
-
Pratique em uma rota simples com um motorista experiente ao lado. Por mais que seja possível praticar em qualquer via pública, desde que tenha uma habilitação, você provavelmente pegará melhor as
-
nuances de dirigir um veículo manual com um copiloto experiente. Comece em uma área isolada e plana, como um estacionamento vazio, e siga para ruas calmas. Repita o mesmo circuito até dominar as habilidades.
-
Evite parar o carro em inclinações no começo. Quando se é novo na direção manual, planeje rotas que evitem semáforos no topo de inclinações. A coordenação para trabalhar com o câmbio, a embreagem, o freio e o acelerador precisa ser bem trabalhada para que o carro não desça para trás ou morra em tais situações
-
É preciso mover o pé direito rapidamente do freio para o acelerador, ao mesmo tempo em que libera a embreagem. Se necessário, é possível usar o freio de mão para que o carro não desça. Obviamente, lembre-se de soltá-lo assim que for sair com o carro.
-
Aprenda a estacionar o carro, principalmente em inclinações. Os veículos com transmissão manual não têm a marcha "P", utilizada nos veículos automáticos quando se vai parar o carro. Colocar o câmbio no ponto morto abre a possibilidade do carro começar a descer livremente quando estacionado em uma inclinação. Sempre use o freio de mão, mas não dependa dele apenas para manter o carro parado.
-
Se vai estacionar em uma subida, pare o carro normalmente e desligue-o. Coloque o câmbio na primeira marcha e puxe o freio de mão. Se vai parar em uma descida, faça o mesmo, mas coloque o câmbio na ré. Fazê-lo evitará que as rodas girem na direção da inclinação.
-
Em inclinações extremas, ou para ser muito cuidadoso, coloque calços atrás das rodas para evitar o movimento.
-
Pare completamente antes de colocar a marcha ré (e vice-versa). Para completamente na hora de inverter a direção do carro é um jeito simples de se prevenir danos na transmissão.
-
Recomenda-se parar completamente antes de sair da marcha ré para a primeira marcha. Por mais que seja possível trocar da ré para a primeira ou a segunda marcha caso o veículo esteja se movendo em velocidade baixa, fazê-lo não é recomendado.
-
Em alguns carros, a marcha ré tem um mecanismo de trava para que ela não seja engatada por acidente. Antes de usar a marcha ré, confira o mecanismo de trava e aprenda a utilizá-lo.
Dicas
-
Pratique para conseguir mudar de marcha sem olhar para o câmbio. Assim, você conseguirá manter os olhos na via.
-
Aprenda a reconhecer os sons do motor. Com o tempo, deve ser possível saber quando mudar de marcha sem depender do tacômetro.
-
Quando for passar por uma lombada, pise na embreagem e freie um pouco o carro. Depois de passar da lombada, libere a embreagem aos poucos e pise no acelerador.
-
Se estiver com dificuldade para sair com o carro, lembre-se de soltar a embreagem aos poucos. Pare no ponto de fricção (a parte na qual o motor começa a mover o carro) e continue soltando lentamente.
-
Se não houver indicação das marchas no câmbio, pergunte-a para alguém que já conhece o veículo. A última coisa que você quer é dar ré no veículo pensando que está entrando na primeira marcha.
-
Se o carro parecer que vai morrer, pise na embreagem, espere o motor voltar ao ponto de inatividade e repita o processo de dar partida.
-
Se estiver com dificuldade para dominar a embreagem, pise nela, coloque o carro na primeira marcha (com o freio de mão puxado), solte lentamente a embreagem e pise no acelerador. Assim que sentir o carro ir para a frente, solte o freio de mão e pronto.
Avisos
-
Pare o carro completamente antes de engatar a marcha ré, não importa a direção na qual o carro está andando. Colocar a ré com o carro em movimento danificará a transmissão.
-
Fique de olho no tacômetro até se acostumar com a transmissão manual. Acelerar demais o carro ou trocar de marcha na
-
hora errada pode causar danos no motor. É preciso um tempo até que você aprenda a trocar de marcha só ouvindo o carro.
-
Se deixar o carro morrer várias vezes, deixe-o descansar por cinco a dez minutos. Assim, você não superaquece ou danifica a ignição, além de não descarregar a bateria completamente.
-
Tome cuidado em inclinações. É possível que o carro desça e bata em alguma coisa atrás de você
COMO RELAXAR AO DIRIGIR
-
Seja você um novo motorista se acostumando com a estrada ou um condutor experiente lidando com as dificuldades normais do trajeto, dirigir às vezes pode ser assustador. Sua ansiedade e sua frustração podem se acumular. Mas se você se acalmar no momento, se preparar para dirigir de modo relaxado e lidar com as preocupações específicas que tiver, você pode ficar relaxado enquanto dirige.
Método 1
Como se acalmar no momento
-
Pratique técnicas de respiração profunda. Essa é uma maneira de você relaxar instantaneamente enquanto dirige. A respiração profunda diminui sua frequência cardíaca, reduz sua pressão arterial e acalma você como um todo.
-
Inspire devagar e profundamente pela boca. Sinta a respiração na parte inferior do abdômen e solte o ar devagar pelo nariz.
-
Sempre que se sentir com raiva ou ansioso e tenso ao dirigir, respire fundo algumas vezes.
-
Respire o quanto precisar para se acalmar e relaxar.
-
Libere a tensão no corpo. Você pode se perceber com as mãos agarrando o volante, os ombros curvados, o pescoço duro e a mandíbula tensa. É possível relaxar durante a direção se você fizer coisas que aliviem a tensão do corpo.
-
Encolha e solte os ombros para relaxá-los. Gire-os para frente e para trás algumas vezes.
-
Relaxe a mandíbula e a testa. Sorrir, mesmo que rápido, pode ajudar você a relaxar os músculos do rosto.
-
Incline um pouco a cabeça para trás, para frente e para os lados para liberar a tensão no pescoço.
-
Faça alongamentos nas mãos e nos dedos quando parar no farol vermelho.
-
Use estratégias de atenção plena. A atenção plena significa se concentrar no aqui e agora, apenas no dirigir. Concentrar toda a mente no ato de dirigir não deixa a ela muito espaço para pensar em algo irritante e pode ajudar você a relaxar quando estiver dirigindo.
-
Preste atenção em todos os seus sentidos enquanto dirige. O que você ouve ou vê, e que cheiro você sente? Que sensação o carro passa?
-
Preste atenção em como seu corpo se sente. Você pode dizer para si mesmo: "meus ombros estão tensos, e meu estômago está estranho".
-
Observe seus pensamentos e suas emoções. Por exemplo, você pode pensar: "Eu me sinto preocupado e nervoso. Fico pensando em pegar a estrada".
-
Permita-se experimentar seus sentimentos, sem tentar impedi-los de acontecer.
-
Observe como eles vão embora devagar e como você se sente com isso.
-
Mude seu monólogo interno. É fácil começar a dizer coisas para si mesmo que aumentam a tensão, o estresse, a raiva e a ansiedade. Você pode relaxar ao dirigir se fizer um esforço para pensar em coisas relaxantes e falar consigo mesmo de maneira tranquila
-
Por exemplo, ao ver alguém fazendo algo perigoso ao volante, você pode sentir o impulso de dizer a si mesmo: "Ele me cortou! Isso é tão frustrante! Dirigir me deixa tenso!”.
-
Em vez disso, pense: "Ele não está dirigindo de maneira segura. Ainda bem que não preciso ficar perto dele. Vou passar para essa faixa. Ele não vai interromper meu passeio relaxante".
-
Ou, você pode pensar: "Não sou bom em dirigir nesse trânsito. Alguma coisa ruim vai acontecer".
-
Em vez disso, tente dizer a si mesmo: "Essa é uma chance de aprender a dirigir no trânsito. Vou me sair bem".
Método 2
Como se preparar para dirigir de maneira relaxante
-
Dê bastante tempo a si mesmo. Correr para chegar a algum lugar pode deixá-lo nervoso e ansioso. Em vez disso, relaxe ao dirigir separando tempo suficiente para chegar ao seu destino sem correr.
-
Inclua na estimativa acidentes, trânsito, desvios e outros eventos inesperados que podem atrasar você.
-
Planeje o trajeto com antecedência para não perder tempo tentando descobrir para onde ir.
DICA DE ESPECIALISTA
-
O nosso especialista concorda: se estiver nervoso por ter que dirigir, pense com antecedência no trajeto que escolherá e vá sem pressa até seu destino. Ao fazê-lo, não se sentirá pressionado a ter que chegar na hora e poderá até verificar o GPS sempre que necessário.
-
Prepare o carro. Preparar o carro para o passeio antes de sentar-se ao volante pode ajudar você a relaxar enquanto dirige. Antes de entrar, ajuste os controles e prepare o carro para o passeio.
-
Ajuste a posição do banco. Você precisa ficar confortável no banco do motorista e ainda assim alcançar com facilidade os pedais e o volante.
-
Acerte os retrovisores para conseguir enxergar tudo o que estiver ao seu redor e não ter de se preocupar em ajustá-los enquanto estiver dirigindo.
-
Se for usar o GPS, defina o destino e coloque o dispositivo em um local fácil de ver enquanto você dirige.
-
Ajuste outros controles e configurações, como a temperatura do carro, para que possa se concentrar em dirigir quando começar.
-
Coloque uma música relaxante. Algumas pesquisas sugerem que ouvir música clássica, pop ou outro ritmo mais lento ao dirigir pode acalmar o motorista. Portanto, desligue o rock e o rap e coloque um pouco de pop ou R&B para relaxar enquanto dirige.
-
Ouvir uma música mais acelerada, como um rock, pode fazer com que você dirija mais rápido e fique bravo mais facilmente.
-
Escolha a música ou a estação de rádio antes de começar a dirigir para não se distrair durante a direção.
-
Guarde os dispositivos eletrônicos. Os alarmes, alertas e notificações podem distrair você e fazer com que fique tenso enquanto dirige. Para ficar seguro e relaxar, coloque os eletrônicos no modo silencioso, ou pelo menos fora do alcance.
-
Você pode perder o foco na direção tentando ver quem está entrando em contato com você, ou ficar ansioso conforme os avisos continuam sendo disparados.
-
Alguns celulares têm um "modo direção" que pode ser usado enquanto você dirige para diminuir as distrações.
-
Se precisar, coloque o telefone em um local inacessível para não sentir a tentação de verificá-lo.
-
Fale com os passageiros. Conversar sobre maneiras de manter a calma ao dirigir pode eliminar parte do estresse que os passageiros acrescentam à direção. Diga a eles que quer se sentir calmo enquanto dirige e o que eles podem fazer para ajudar.
-
Peça para que eles usem o cinto, tentem ficar quietinhos e falem com você calmamente.
-
Por exemplo, você pode dizer: "Por favor, não grite comigo enquanto estou dirigindo nem tente pegar coisas no banco de trás. Isso me deixa nervoso."
-
Fale com as crianças sobre como elas devem se comportar quando são passageiras em um carro.
-
Você pode dizer: Fiquem sentados com o cinto, falem baixo e não brinquem de lutinha. Assim, vocês ficarão seguros, e eu, relaxado".
Método 3
Lidando com preocupações específicas ao dirigir
-
Sinta-se confiante ao dirigir em novas situações. Pode ser que você se encontre em uma situação com a qual não está acostumado. Por exemplo, talvez você precise pegar a via expressa, embora esteja acostumado a dirigir em ruas de bairro. Se permanecer confiante nas suas habilidades de direção, você pode relaxar enquanto dirige nessas novas situações.
-
Lembre-se de que você sabe as regras básicas de direção e de que elas geralmente são as mesmas, independentemente da situação.
-
Você pode dizer para si mesmo: "Essa é uma situação nova, mas sou um bom motorista e posso lidar com isso."
-
Por exemplo, se estiver dirigindo em uma área de obras pela primeira vez, lembre a si mesmo: "Posso fazer isso. Confio na minha direção."
-
Cuidado com o tempo ruim. Em algum momento, você provavelmente vai ter de dirigir na chuva ou quando está ventando muito. Ainda assim, é possível relaxar nessas situações, desde que você se mantenha alerta e dirija com cuidado.
-
Se o tempo estiver muito ruim, por exemplo, com ventos fortes e granizo, evite sair de casa.
-
Veja se os faróis, as lanternas de freio e os limpadores de para-brisa estão funcionando antes de sair.
-
Diminua a velocidade para ter tempo de reagir se algo acontecer enquanto você estiver dirigindo.
-
Preste atenção nos perigos da estrada, como árvores caídas ou áreas inundadas.
-
Fique atento ao dirigir à noite. Você pode dirigir tranquilo à noite se continuar focado e prestando atenção no que acontece ao seu redor.
-
Cuidado com outros motoristas e pedestres que podem ser difíceis de se ver à noite. Use bastante os retrovisores e olhe à sua frente.
-
Ligue os faróis e veja se as luzes de freio acendem antes de começar a dirigir.
-
Não dirija cansado ou com sono
-
Aceite quando estiver atrasado. Às vezes, não importa o quanto se esforce, você vai acabar se atrasando. Em vez de ficar nervoso e tentar correr para chegar, avise a quem precisar que vai chegar atrasado e aceite o fato. Isso vai ajudar você a relaxar bem mais do que tentar ultrapassar os faróis vermelhos para economizar alguns segundos.
-
Por exemplo, se um acidente na estrada estiver atrasando você para o trabalho, em vez de ficar frustrado, ligue para seu supervisor e avise a ele.
-
Você pode dizer: "Estou ligando para avisar que estou no caminho, mas vou chegar um pouco atrasado por causa de um acidente."
-
Não deixe os passageiros do carro distraírem você. É muito chato e irritante quando as crianças fazem barulho no banco de trás ou sua mãe age como se fosse o copiloto. Peça para essas pessoas não distraírem você antes de começar a dirigir, e assim, você vai conseguir se manter calmo. Se já estiver dirigindo, diga a elas para pararem, calmamente, porém com firmeza.
-
Por exemplo, você pode dizer: "Crianças, quando eu começar a dirigir, vocês precisam ficar sentadas e falar baixo. Isso vai me manter calmo e deixar todos nós seguros."
-
Outro exemplo: "Mãe, obrigado pela preocupação, mas você está me deixando nervoso dizendo como eu devia dirigir. Pare, por favor."
-
Se precisar, pare até que a distração chegue ao fim. Isso vai manter você calmo e seguro.
-
Mantenha a calma com os motoristas ruins. Embora outros motoristas possam fazer coisas que irritem ou até assustem você, como cortá-lo, não manter distância, costurar ou até xingar, mantenha-se calmo. Se deixar os outros motoristas irritarem você, será impossível manter a calma dirigindo.
-
Evite fazer gestos obscenos ou até mesmo contato visual com os outros motoristas. Isso pode fazer a situação piorar sem necessidade.
-
Sempre que possível, mude um pouco a sua velocidade para sair da área imediata do outro motorista.
-
Caso se sinta ameaçado, feche as janelas e trave as portas. Ligue para a polícia se achar que a situação pode ficar violenta.
Dicas
-
Embora você queira se sentir relaxado enquanto dirige, é importante também ficar alerta. Se estiver cansado ou com sono, pare no acostamento e descanse um pouco.
Avisos
-
Ainda que, para alguns adultos, beber e usar remédios possa ser uma maneira de relaxar, essa não é uma boa forma de manter a calma ao dirigir, além de ser contra a lei. Nunca dirija sob a influência de drogas ou medicamentos, poderá causar prejuízo como multas e pontuação em sus carteira.